segunda-feira, 21 de maio de 2012

REFORMA SANITÁRIA


A Conjuntura social no séc. XX é composta pela grande massa da sociedade, onde inicia se a industrialização, trazendo como conseqüência as condições precárias. Com o pauperismo atingindo a maioria da população, o numero de epidemias aumenta, gerando a revolta dos trabalhadores com o Estado, dentre eles encontra-se o socialismo. O cenário transmitido começa a exigir a intervenção do Estado nas questões sociais.
Em 1923 é consolidada a Lei Elói Chaves representando a Previdencia Social Brasileira, com a criação das Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs), que em 1932 foram transformadas em Institutos de Aposentadorias e Pensões-IAPS e em 1977 é criado o Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social.
Daí inicia-se as transformações no contexto histórico daquela época, pois os movimentos sociais da saúde começaram a agir, formados por um grupo de pessoas que lutavam pela melhoria não apenas do sistema, mas de todo o contexto de saúde.
O Movimento da Reforma Sanitária ocorreu devido à luta contra a ditadura, com dois temas em destaques SAÚDE e DEMOCRACIA, o desenvolvimento desse movimento ocorreu nas universidades, no movimento sindical, em experiências regionais de organização de serviços, comunidades, serviços de saúde e outros, foi uma luta que aconteceu nos centros urbanos, as quais intelectuais, trabalhadores, alguns partidos políticos lutavam pela proteção à saúde dos cidadãos. Dentre os objetivos principais da Reforma Sanitária encontra-se o Sistema Único de Saúde – SUS onde a seguir abordaremos como uma das conquistas dos movimentos sociais da saúde.

Um comentário:

  1. O movimento da Saúde é mais uma temática monstrando desde de o inicio do capitalismo a não importância do ser humano atigindo em uma categoria de fudamental importância para a qualidade de vida; a Saúde.

    ResponderExcluir