terça-feira, 15 de maio de 2012

MOVIMENTO SOCIAL DA SAÚDE - INTRODUÇÃO E CONCEITO



MOVIMENTO SOCIAL DA SÁUDE

INTRODUÇÃO
O Movimento Social da Saúde, inicia desde os tempos primordiais no século XX, engajado no eixo da precariedade do saneamento básico da saúde, essa problemática envolve o movimento da saúde pública relacionando-se com o tempo da república, pois conforme a exposição do texto haverá uma reflexão referente os conflitos e revoltas populares causadas por vários contextos sociais.
O trabalho abordará também o significado e os conceitos que envolvem os movimentos sociais da saúde acompanhado de suas ideias relativas com a sociedade que evidenciam a falta de algum direito que por si gera a exclusão social.
Muito se debate, hoje em dia, sobre os movimentos sociais que carregam consigo consequências que podem ou não ser seguidas de conquistas. Entretanto, o trabalho irá apresentar a importância dos movimentos na sociedade atual, sua função, características e objetivos do movimento específico.
Ao realizar uma análise no que tange os movimentos sociais da saúde, observaremos que a participação dos mesmos na área saúde foi extremamente importante, pois é possível reconhecer que presença dos movimentos em favor da saúde trouxe uma progressão para o nosso sistema estabelecido hoje, conhecido como o Sistema Ùnico de Saúde – SUS que favorece a maioria sociedade.
Portanto, é indiscutível fundamentar a importância dos movimentos sociais da saúde, com isso esse trabalho mostrara todos os processos relevantes no decorrer do texto com relação às mudanças significantes e suas interferências na área do Serviço Social.

CONCEITO
Os movimentos sociais são ações sociais que abrangem a coletividade de um determinado grupo, de acordo com a conjuntura exposta naquele momento, os movimentos buscam suas necessidades diante da problemática vivenciada, em uma área que envolve o estudo da sociologia e da política, pode ser reconhecido também como um estudo sociopsicológico onde envolve a reação do comportamento coletivo constituintes de características biológicas e culturas distintas provocando assim, a oposição de ideias conceitos com relação à questão social, geralmente os movimentos procuram a reforma ou uma transformação social acreditando obterem resultados.
De uma maneira mais prática podemos então dizer que o movimento social é a reunião de pessoas que se posicionam para conquistar algo, embora na concepção política esses movimentos sejam formados pelos povos que na maioria das vezes são excluídos de algum direito.
Duas definições clássicas afirmam que os movimentos sociais são frutos gerados dos contextos históricos e sociais, pois de acordo com Alain Touraine, Em defesa da Sociologia (1976) “a existência dos movimentos sociais ocorre devido à contradição, ou seja, luta de classes”, porém o conceito de Manuel Castells, Movimientos Sociales Urbanos (1976) esta embasado nas “práticas sociais que são contrárias a ordem social urbana ou rural, isto é, o movimento já é nato possuindo o dilema de transformação da estrutura do sistema vivenciado”.
Enfim, essas manifestações públicas possuem como alvo alcançar seus objetivos políticos, o que trás consigo constantes lutas e dependendo do movimento pode durar um longo prazo sendo realizado através de valores e ideologias, buscando a mudança o movimento social ainda torna-se um porta voz das sociedades, acreditando no ditado “unidos venceremos”.

3 comentários:

  1. movimentos sociais da saúde, observaremos que a participação na área saúde foi extremamente importante, pois é possível reconhecer que presença dos movimentos em favor da saúde trouxe uma progressão para o nosso sistema estabelecido

    ResponderExcluir
  2. O movimento pela saúde surgiu em virtude das melhorias em relação a saúde. Isto é, não apenas visando a saúde em si mas tudo que necessitamos´para vivermos bem e saudável no que diz respeito a saúde podemos também citar o saneamento básico, poluição do ar,da água, os desmatamento que provocam doenças acarretando epidemias e provocando super lotação em hospitais e UBS que não possuem infra-estrutura adequada para atender a população.

    ResponderExcluir
  3. O movimento em saúde é muito importante pra toda a sociedade pois ele introduz a sociedade no espaço da saúde publica o movimento busca melhorias de vidas para todos.

    ResponderExcluir